variedades

A evolução da geladeira ao longo do tempo

09:33Rafaela Namorato

Não amor, você não leu errado. O título é bem esse mesmo... Vamos falar da geladeira, sim! Pensa comigo, o que seria daquela cerveja gelada se não fosse a invenção dessa belezura? Faz todo sentido falar sobre isso no Boteco Feminino. Aliás, tudo nesse desse boteco faz sentido (aquelas né?...) meu povo! Então, se achega aqui no nosso balcão e vem saber mais sobre a evolução da geladeira ao longo do tempo (depois você até pode tirar uma onda quando estiver tomando aquela cerva especial). 

Ainda no século passado, a geladeira foi o eletrodoméstico que revolucionou a maneira de armazenar e conservar alimentos. Eu posso te desafiar a tentar imaginar o nosso dia a dia sem o produto.



E a evolução é tanta que atualmente encontramos no mercado modelos de geladeira que contam com uma tela de 21 polegadas em uma das portas, funcionando como se fosse um smartphone. A Samsung, por exemplo, lançou recentemente a geladeira Family Hub Refrigerator, capaz de realizar compras de alimentos, gerenciar datas de validade, oferecer opção de streaming de música, utilizar redes sociais, deixar recado e muito mais (fala se isso não é um sonho, gente? Daqui a pouco as geladeiras vão até servir café na cama pra gente, #sóacho!).



A multifuncionalidade do produtos mais importante da cozinha é reflexo da exigência cada vez maior por parte do consumidor, que tem a crescente necessidade de centralizar e otimizar atividades diárias com dois objetivos: economizar e evitar o desperdício de alimentos. Mas nem sempre foi assim: acompanhe a evolução da geladeira ao longo tempo, desde os primeiros modelos até os tempos atuais.

Aprimoramento da geladeira ao longo dos anos


● Sob forma de caixa de gelo, o primeiro refrigerador doméstico surgiu no fim do século XIX. Como o gelo precisava ser trazido de barco dos lagos congelados do norte, a conservação era feita em celeiros isolados com serragem. Porém, a entrega era irregular e a quantidade era insuficiente para suprir o consumo 

John Gorrie, cientista norte-americano, construiu, em 1850 uma máquina a vapor que movia um pistão dentro de um cilindro, com água salgada, que congela a uma temperatura mais baixa que a água pura 

● A primeira máquina refrigeradora foi construída em 1879, utilizando o princípio da compressão de vapor, pelos ingleses James Harrison e Thomas Mort. 


● A pedido do dono da renomada cervejaria Spaetenbrau de Munique (aí oh! Eu não falei que o assunto tinha tudo a ver com o Boteco?), o engenheiro alemão Carl von Linde desenvolveu uma máquina refrigeradora que permitisse a fabricação da cerveja o ano inteiro (eita, glória!). Como o processo exigia semanas de fermentação a temperaturas próximas a zero, Von Linde aperfeiçoou a invenção de Gorrie e substituiu o vapor de água por amônia. No novo processo, quando o gás é comprimido, torna-se líquido, sendo então forçado a circular por uma condensador (a parte que fica atrás nas geladeiras modernas), onde perde o calor adquirido na compressão.


● Na década de 20 do século XX, havia geladeiras a querosene, utilizada em locais sem energia elétrica 

● A geladeira dos dias atuais possui alertas, controle de temperatura, sistema frost free, painéis digitais e outras mil facilidades. Os modelos de refrigeradores mais modernos e arrojados como esses têm sido a estrela de milhões de cozinhas 

● Especialistas afirmam que no futuro será utilizada a tecnologia dos supercondutores nas geladeiras, com a finalidade de utilizar cada vez menos energia e com muito mais durabilidade (acho digno, uma vez que a conta de luz tá pela hora da morte #arevoltada)


Onde comprar geladeiras na internet


Ei, psiu! Você que é atacadista e gostou deste assunto, no site da Gazin Atacado há grande variedade de geladeiras para revenda no atacado, das melhores marcas e com preços vantajosos. O Grupo Gazin atua no mercado desde 1966 e atualmente é considerado um dos maiores atacados da América Latina. Para ficar sabendo das oportunidades da Gazin, basta efetuar o cadastro da sua empresa para ter acesso aos melhores preços de produtos no atacado.

*Declaramos que as imagens utilizadas nesta postagem não são de minha autoria, bem como não pertencem ao blog O Boteco Feminino. Qualquer problema ou reclamação relacionado aos direitos autorais das mesmas podem ser enviadas diretamente através do contato do blog.

You Might Also Like

0 comentários

Deixe seu comentário. Ele é muito importante para nós!

Snapchat: @obotecofeminino

Snapchat: @obotecofeminino

Arquivo do blog

Formulário de contato