cervejas comprando cervejas

Comprando Cervejas: Indicação de Amargor

15:55Rafaela Namorato


O Boteco Feminino tem a satisfação de apresentar a novidade que consta em seu cardápio a partir de agora. Chegou o "Comprando Cerveja", uma série especial de posts com dicas e informações que vão ajudar, principalmente aos cervejeiros iniciantes, a escolher a cerveja certa na hora da compra!
Ainda é muito comum algumas pessoas chegarem ao supermercado e encontrar aquele mundo de cervejas especiais e não saber ao certo quais escolher. Muitas vezes rola aquele receio de levar um ou outro rótulo diferentão por não saber ao certo o que significam todas aquelas informações na embalagem.
E para inaugurar nossa série o assunto hoje é o índice de amargor das cervejas, medido através do IBU.


comprando cervejas indicação de amargor


O IBU (International Biterness Unit) é a escala utilizada para designar o nível de amargor de uma cerveja. Claro que não é ele sozinho quem determina isso, mas entender a função do IBU já ajuda bastante na hora da escolha.
Não é raro encontrarmos pessoas que ainda confundem o teor alcoólico da cerveja com a questão do amargor. Algumas pessoas ainda imaginam que uma coisa está intimamente ligada à outra. E isso não é verdade. O índice de amargor de uma cerveja é referenciado pela quantidade de lúpulo utilizado em sua fabricação.
Na verdade, existem cervejas extremamente fortes em termos de teor alcoólico, mas com um paladar muito mais adocicado e vice-versa.
Veja a tabela com alguns exemplos desta variação:

tabela ibu
Imagem: www.ocaneco.com.br

Resumindo, quanto maior o IBU, mais amarga é a cerveja.
Existem três formas de se calcular o IBU de uma cerveja: Tinseth, Rager e Garetz. Mas, como a questão aqui é como comprar e não como fabricar a cerveja não vamos entrar no mérito dos cálculos que são feitos, ok?!
Como muitos fabricantes ainda não colocam a informação sobre o IBU no rótulo de suas cervejas, uma dica bacana para se ter noção sobre este índice é prestar atenção na cor da cerveja. Basicamente, as cervejas mais escuras costuma ser bem mais adocicadas, pois possuem mais açúcares em sua composição; em contrapartida, as cervejas mais claras tendem a ser mais amargas.
Curtiu? Então comenta aí qual é o tipo de cerveja que você mais aprecia: com mais ou menos amargor?

#Cheers

You Might Also Like

1 comentários

  1. Prezada Rafaela, se me permite uma colaboração, a coloração e o amargor de uma cerveja são características distintas, uma definida pela torra do cereal e a outra pelo tipo ou quantidade de lúpulo adicionado. Desta forma podemos ter cervejas claras ou escuras mais ou menos amargas. A classificação da coloração é definida pelo índice SRM (Standard Reference Method) e a do amargor pelo IBU (International Bitter Units). Em geral, ao contrário do seu comentário, as cervejas escuras são as mais amargas, conforme podemos verificar através da "tabela periódica da cerveja" (http://armazemaguadebeber.blogspot.com.br/2013/11/tabela-periodica-de-estilos-de-cerveja.html). Um grande abraço.

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário. Ele é muito importante para nós!

Snapchat: @obotecofeminino

Snapchat: @obotecofeminino

Arquivo do blog

Formulário de contato