cerveja featured

22 de Março, Dia Mundial da Água! E o que isso tem a ver com cerveja? 💦

22:08O Boteco Feminino


A resposta é: TUDO! A água representa cerca de 95% da composição da cerveja e é considerada, pela lei de pureza alemã (Reinheitsgebot), um dos três ingredientes indispensáveis para a sua fabricação, ao lado do malte e do lúpulo (hoje, já há quem acrescente a levedura a quadro). Isso por si só já significa muita coisa.

elementos que compõem a cerveja
Lúpulo + Malte + Água = Cerveja | Fonte: O Globo Blogs

Indo um pouquinho mais além, a água está presente em praticamente todos os processos de fabricação da cerveja. Ela é utilizada para a mostura; na fermentação; na filtração, para formação de pré-camadas e diluições; na higienização e ainda no processo de engarrafamento, eliminando o ar das linhas enchedoras, por exemplo.

É importante salientar que sem água de qualidade é impossível fazer uma cerveja também de qualidade. Por esse motivo é que os mestres cervejeiros dedicam uma atenção especial em análises da água e nos procedimentos de tratamento e purificação; eles trabalham para evitar que elementos como o cálcio, o sódio, o magnésio e outros minerais, em quantias desalinhadas, possam comprometer o resultado final da cerveja.

A água também está ligada às características e estilos das cervejas. Nesse caso, as atenções são voltadas para o seu pH. Mas, esse é um assunto para especialistas, e por isso vamos nos ater apenas ao fato de que, dependendo do pH e de alguns outros parâmetros, as cervejas poderão ter cor, turbidez, sabor, aroma e condições de consumo diferentes umas das outras.

a água influencia nas características das cervejas
Fonte:  Revista da Cerveja

Por esse motivo, muitas cervejarias se instalaram em regiões onde há captação de água pura, de forma que o procedimento de tratamento fosse o mais simplificado possível. Talvez isso explique o grande número de cervejarias instaladas em regiões serranas e também o crescimento deste mercado em Minas Gerais, onde o volume de litros de cerveja produzido anualmente tem aumentado de maneira considerável.
Templo da Cervejaria Backer
Templo da Cervejaria Backer, em Minas Gerais | Fonte: Homem Cerveja

Que fique claro que a água de qualquer lugar pode resultar em boas cervejas. Afinal, com tanta tecnologia disponível é possível realizar um tratamento adequado fazendo com que a água captada fique em dia com os padrões exigidos e assim produzam cervejas de qualidade.

Aqui nós mencionamos apenas a importância da água para a fabricação da cerveja, mas é preciso ter em mente que ela faz parte de todos os aspectos da nossa vida. Sem ela é impossível vivermos saudavelmente.

É preciso que tenhamos consciência sobre a necessidade do não desperdício de água e da preservação e manutenção do meio ambiente. Está mais do que na hora de adotarmos medidas que vão garantir a oferta de água para as gerações que virão, pois mesmo que o nosso planeta seja repleto de água, apenas míseros 0,77% estão disponíveis para o consumo humano 😫. Pense nisso!

Ah, e não custa lembrar: sem água, sem cerveja! 😯

Sobre o Dia Mundial da Água 💦

22 de março foi estabelecido, em 1993, pela ONU como sendo o Dia Mundial da Água. A data foi instituída com o objetivo de promover um momento de comemoração e realização de atividades que refletissem sobre o significado da água para a nossa vida.

Você pode gostar também:

0 comentários

Deixe seu comentário. Ele é muito importante para nós!

Arquivo do blog

Formulário de contato