Lei da Pureza da Cerveja: Reinheitsgebot



Lei da Pureza da Cerveja completa 504 anos e

mantém seguidores fiéis




23 de abril marca um importante momento para a cultura cervejeira em todo o mundo. Foi neste dia, em 1516, na Alemanha, que os duques Guilherme IV (filho de Alberto IV) e Luis X, estabeleceram uma lei que regulava, entre outras coisas, que a produção da cerveja deveria contar apenas com os ingredientes básicos: água, cevada e lúpulo. Essa lei recebeu o nome de Reinheitsgebot, ou Lei da Pureza da Cerveja.

A criação dessa lei veio para proteger os consumidores da época de produtos feitos com ingredientes muitas vezes tóxicos. Estima-se, inclusive que, a Reinheitsgebot seja a mais antiga regulamentação do setor de alimentos.

A princípio a lei seria aplicada somente à região da Baviera, mas tornou-se uma referência mundialmente famosa para a padronização da cerveja, por sua ampla abrangência territorial. Em 1906, por exemplo, a lei se estendeu para todo o império alemão, no entanto, contando com o fermento como um dos ingredientes básicos da cerveja. Nesse momento, já se admitia também o trigo como adjunto em cervejas Ale.

Muita coisa mudou nesses 504 anos de história desde a criação da Reinheitsgebot. A Lei da Pureza acabou enfrentando algumas resistências e desafios, fazendo com que sua obrigatoriedade fosse suspensa e três fatores foram fundamentais para essa decisão:

1 – adaptação a novos paladares que preferiam cervejas de sabor mais leve ou frutado;
2 – necessidade de aumentar a produção, mas a baixo custo; e
3 – disputa de mercado.

Embora a sua aplicação não seja mais obrigatória, muitos cervejeiros, especialmente os alemães, continuam seguindo as orientações e consumindo aquelas cervejas dentro dos padrões da Reinheitsgebot.

Sobre esse nome, Reinheitsgebot, ele pode ser explicado da seguinte forma:
“Rein” = limpo ou puro
“-heit” = - eza (gramaticalmente falando, “eza” é um sufixo, portanto, utilizado para transformar um adjetivo em um substantivo abstrato)
“Gebot” = Mandamento ou Lei

Se você está com câimbra na língua tentando pronunciar Reinheitsgebot com um bom sotaque alemão, experimenta dividindo da seguinte forma: rain – rates – gue – bouti. Sei lá, vai que dá certo.

Já conhecia a Lei da Pureza da Cerveja? O que você pensa sobre ela?


Fontes:

LEI da Pureza Alemã de 1516 (Reinheitsgebot). Como Fazer Cerveja, Porto Alegre. Disponível em: < https://www.comofazercerveja.com.br/lei-da-pureza>. Acesso em: 23 de abr. de 2020.

MORADO, Ronaldo. Larousse da Cerveja: A história e as curiosidades de uma das bebidas mais populares do mundo. 1. ed. São Paulo: Alaúde Editorial, 2017.

Reinheitsgebot. In: Wikipedia: a enciclopédia aberta. Disponível em:. < https://pt.wikipedia.org/wiki/Reinheitsgebot >. Acesso em: 23 abr 2020.


Nenhum comentário:

Deixe seu comentário. Ele é muito importante para nós!

Tecnologia do Blogger.